7.10.07

Miquel Barceló











Miquel Barceló estudou no Instituto de Felanitx, e logo depois ou os estudos de arte na Escola de artes e Ofícios de Palma de Maiorca. Continua os estudos em Barcelona na Escola de Belas Artes de Sant Jordi onde se inscreveu em 1975 mas frequenta-o apenas durante alguns meses. Em 1976 incorpora um grupo Maiorquino de arte conceptual chamado Taller Lunatic.
O reconhecimento internacional chegou depois da sua participação na Bienal de S. Paulo em 1981 e na Documenta de Kassel em 1982.Uma das suas principais características é o tratamento da matéria pictórica nas suas pinturas para conseguir efeitos de relevo. Miquel Barceló pretende incorporar o ritmo da vida e do tempo nas suas pinturas. É obcecado com o significado da arte e como a pintura pode gerar significado. Desde que viajou para Paris em 1975, absorveu uma grande variedade de influências artísticas e literárias: da tradicional pintura espanhola de Velásques, Miró e Tapiés,de seus contemporâneos como Keith Haring, Basquiat e Clemente,que conheceu como único representante espanhol na 7.a Documenta de Kassel, 1982.
As suas obsessões com a materialidade e o significado da pintura fundiram-se de uma forma explosiva quando abandonou a Europa em 1988 para experimentar a vida em Africa.Não estava à procura de algum tipo de exotismo nostálgico ou de nobreza selvagem, mas apenas para abandonar tudo o que lhe era familiar e confrontar a incerteza. Neste ambiente estranho, longe de todas as referências europeias, o seu trabalho sofreu uma enorme transformação.

A escassez dos materiais típicos da arte criou-lhe a necessidade de usar tudo o que pudesse encontrar: pigmentos locais e sedimentos marinhos são alguns exemplos. Quando regressou à Europa, este desenvolvimento encontrou expressão em enormes telas, que se tornaram a sua imagem de marca. Barceló limpou as suas telas de todas as referências culturais e autobiográficas que até aí eram frequentes e explícitas, substituindo-as por enormes extensões paisagísticas. Nesta fase as suas pinturas tornaram-se brancas, desoladas e desprovidas de ironia. Mas este branco não significa ausência mas o evitar do excesso. Fisicamente as superfícies eram ainda construídas com camadas de resina,tinta e verniz.
As viagens e estadias pela Europa, EUA e África ocidental marcaram a sua trajectória artística ao longo do tempo. A sua obra reflecte interesse pelos motivos procedentes da natureza, tanto terrestre como marítima, tratados numa paleta densa, espessa e geralmente obscura, sendo já uma influência para artistas mais jovens.

Expôs pela primeira vez individualmente num museu em 1985 no CAPC de Bordeus.

+_http://www.miquelbarcelo.info/obras_min_ok.php?Cat=3&Tipo_obra=Pintura&Menu=sub5

Nenhum comentário: